Home Internet Entenda a Banda Larga Popular da telefônica

Entenda a Banda Larga Popular da telefônica

por Giulia Pereira
Entenda a Banda Larga Popular da telefônica

Em outubro de 2009, o governo de São Paulo anunciou por meio do decreto 54.921 o programa Banda Larga Popular. Essa iniciativa pretende disponibilizar internet com um preço mais acessível, para pessoas de baixa renda.

A empresa telefônica, acabou se envolveu em uma polêmica logo no início da propagação do projeto. A ideia era fornecer 256 Kbps de velocidade para os usuários, ou seja, o assinante teria uma conexão muito lenta.

Por que o preço da banda larga popular é mais barato?

Baratear o preço de uma assinatura de internet começou a tomar forma em meados de 2010. Em São Paulo, esse projeto concede a isenção de ICMS às operadoras que aderirem a essa prática. Por isso o preço que o consumidor paga acaba sendo inferior.

Na época o governo afirmou que o projeto seria extremamente vantajoso, visto que beneficiaria cerca de 2,5 milhões de residências. Dessa maneira, a iniciativa torna-se lucrativa principalmente para as provedoras de internet.

De Telefônica a Vivo

Em julho de 2010, o nome Telefônica foi substituído por marca Vivo no Brasil, para acompanhar a evolução dos produtos e serviços oferecidos. A Vivo busca se firmar como uma empresa de internet. Pensando nisso, a operadora estabeleceu algumas mudanças: O que era Speedy virou Vivo Speedy, o que era TVA agora é Vivo TV e por fim, telefone fixo tornou-se Vivo Fixo.

O que mudou de fato, foi apenas a nomenclatura dos serviços, mas eles continuam os mesmos. De início, a prioridade da empresa era se consagrar no segmento de internet, por esse motivo abriu quatro vertentes: Vivo Speedy, Vivo Box, Vivo Fibra e 3G Plus.

Sobre a internet popular

A Vivo é considerada uma das maiores redes de telecomunicação do país, e diferente de outras operadoras como a Net, ela está presente em quase todos os municípios brasileiros. Tal constatação faz da operadora uma das mais conceituadas e mais assinadas.

Atualmente oferece planos de internet popular, as velocidades oferecidas são: 1MB, 1,5 MB e 2MB.

Para saber mais sobre os valores dos planos da banda larga popular, basta entrar em contato com a central de atendimento da Vivo.

Curiosidades sobre o uso da internet no Brasil

Mais de 90% das pessoas utilizam a internet para trocar mensagens (seja por voz ou por texto) por aplicativos, o mais popular entre eles é o Whatsapp. Em segundo lugar, assistir vídeos na web ocupa 76,4% dos usuários, por último as chamadas de vídeo abarcam a terceira finalidade dos internautas, que somam 73,3% do público. Os dados foram apresentados por uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2016.

Um pouco mais de 3% da população usa a internet apenas pelo celular. Na realidade, tal dispositivo é utilizado por quase todos os brasileiros que navegam pela web (94,6%). Depois do smartphone, o dispositivo mais comum é o microcomputador (63,7%).

Neste contexto, a banda larga popular surgiu para viabilizar o acesso à internet das pessoas que possuem uma renda mais baixa. Vale lembrar que o projeto não é gratuito, entretanto oferece um valor mais baixo que o comum para que as pessoas consigam contratar.

Em contrapartida, as velocidades oferecidas pela banda largam são bem inferiores.

 Vale apena aderir à banda larga popular?

Primeiro é preciso levar em consideração uma série de fatores, como as atividades que você desempenha no seu dia a dia. Essa análise é fundamental, visto que as velocidades oferecidas pelo projeto são recomendadas para checagem de e-mails e visualização de vídeos curtos.

Lembrando que tal iniciativa do governo foi uma alternativa com preços mais acessíveis para a população. Mas nada impede que você dê uma verificada nos planos oferecidos pelas operadoras disponíveis na sua cidade. Por vezes o preço dos pacotes não difere muito dos valores estabelecidos pela banda larga popular.

Agora você já sabe como funciona a banda larga popular da telefônica! Para aderir, entre em contato com a equipe técnica da Vivo!

You may also like

Deixe um comentário