Home Internet O que é Banda Larga popular e como contratar?

O que é Banda Larga popular e como contratar?

por Giulia Pereira
banda larga popular

Se você acha que os planos convencionais muito caros, saiba que existe uma proposta alternativa para seu problema. Atualmente existe um sistema de internet denominado banda larga popular, que é viabilizado pelo governo, com o objetivo de promover inclusão digital, fazendo com que a maioria das pessoas tenha condições de acessar à internet.

A banda larga popular tem a função de oferecer um serviço mais barato, para a população com mais renda mais baixa. A facilidade que está abaixo de um preço de pacote tradicional permite que o usuário tenha acesso a qualquer site e qualquer aplicativo em seus dispositivos.

Como funciona a banda larga popular?

Devido à nomenclatura, as pessoas pode se confundir ou até ter dúvidas sobre o funcionamento da internet popular. Então fique atento às principais informações sobre o sistema.

O serviço não é gratuito, ele se consiste num programa que oferece preços bem mais baixos e mais em conta. Em contrapartida, as velocidades disponíveis também não são altas. Mas são suficientes para acessar e-mails, fazer pesquisas na internet ou assistir a vídeos.

Por isso utilizaram o termo popular. Neste contexto, o principal objetivo é fazer com que as pessoas com baixa renda consigam pagar por um plano mais barato e que supra algumas necessidades básicas de navegação.

A banda larga popular não é do governo, ela pode ser contratada junto a qualquer operadora, da mesma forma que ocorre com os planos tradicionais. Dessa maneira não é uma conexão fornecida pelo governo em si, mas apenas uma iniciativa implementada às empresas com pacotes por preços mais baixos

Não é preciso comprovar renda para ter acesso à banda larga popular. A ideia é oferecer oportunidade de acesso à internet para todos. Mas ao mesmo tempo você precisa saber se sua região é contemplada. Entre em contato com a operadora de sua preferência e tire as principais dúvidas.

Qual é a velocidade da Banda Larga Popular?

Talvez essa seja a principal dúvida dos usuários, visto que os planos são mais baratos, a velocidade também costuma ser mais inferior que a dos planos convencionais.

O Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) disponibiliza algumas opções de velocidades que são as seguintes:

1 Mega de velocidade

1,5 de velocidade

2 mega de velocidade

Para consultar os valores de cada um deles, basta entrar em contato com a provedora de internet.

Mas se você ainda quiser mais velocidade, vale a pena comparar preços de pacotes tradicionais disponíveis no seu município.

Como fazer para adquirir a Banda Larga Popular?

Para saber se você pode ter acesso ao serviço, basta acessar o site da operadora e se certificar de que ela oferece essa alternativa.

Algumas das operadoras que fornecem banda larga popular são: Oi, Vivo e Sercomtel.

No caso da Vivo São Paulo, é possível incluir uma lista telefônica no pacote.

Quais as vantagens?

Uma das maiores vantagens de optar pelo plano banda larga popular da Vivo é o modem gratuito. Em paralelo, você precisa ter em mente que o plano é limitado. A Banda Larga Popular da Vivo tem uma cota de 10 GB por mês. Quando você atinge esse limite, a velocidade vai para 100 kpbs.

Já a operadora Oi, disponibiliza a banda larga popular para ADSL e para 3G, dependendo da sua localização. As duas oferecem uma velocidade de 1mpbs para download.

Vale a pena contratar o serviço?

Se você for levar em consideração o valor pago pelos mesmos sim. Eles cabem no seu orçamento. Mas ao mesmo tempo, é preciso ter em mente que as velocidades contratadas são bem abaixo dos planos convencionais, que por sua vez, oferecem, no mínimo 5 Mega de internet. Isso é mais que o dobro da velocidade da banda larga popular.

Além disso as velocidades que são mais altas também sofrem interferências ou quedas. Por esse motivo, você precisa estar ciente das limitações que terá ao contratar um desses planos.

Dessa forma você terá que priorizar algumas atividades. Por exemplo: Não dá para fazer várias coisas ao mesmo tempo, e o carregamento dos vídeos também são um pouco mais lentos.

Se você não está satisfeito com a qualidade da sua internet, entre em contato com a Anatel e siga as orientações dispostas no site da entidade.

You may also like

Deixe um comentário