Nas notícias de hoje, nos conectamos à Internet geralmente usando três tipos diferentes de tecnologias: a rede, DSL e fibra óptica móvel. Mas a verdade é que essas não são nossas únicas opções ao se conectar à rede.
Por exemplo, temos a possibilidade de conectar-se à Internet por satélite, uma opção que também serve para televisão ou para chamadas telefônicas. A verdade é que geralmente não é uma opção muito comum e há muito pouco, portanto não significa que o acesso seja mais difícil.
Mas vamos revisar os tipos de conexões que encontramos e ver qual é o melhor e o pior de cada um.
Estes são, sem dúvida, os mais comuns hoje; embora não sejam o método mais eficiente . Essas são as conexões que passam pela linha telefônica; portanto, para conectar-se à Internet, precisamos de uma tomada de telefone em casa.
Um filtro é colocado nos soquetes para que você possa separar o que são as comunicações de dados telefônicos digitais da Internet, pois elas operam na mesma frequência.
É isso que conhecemos hoje como uma conexão ADSL e nos permite alcançar até 20 megabytes constantemente, embora nas versões mais atuais atinja até 70 megabytes.
Conexões de fibra ótica
A fibra óptica vem ganhando bastante terreno nos últimos anos e certamente provou ser a mais eficiente de todas. Nesse caso, ele também chega a nós por cabos, como no caso da DSL; mas aqui os cabos são feitos de vidro ou plástico fino e são transparentes. O importante é que o sinal viaje sob a forma de luz, oferecendo grande estabilidade e, hoje, conexões mais rápidas. Uma conexão de fibra óptica pode exceder 100 megabytes.
Conexões de telefone celular
Falamos sobre redes 3G e 4G que podemos usar, geralmente, em telefones celulares com cartões SIM . Nesse caso, o sinal não passa por cabos, mas vem do ar e é retransmitido por ondas de rádio provenientes de antenas colocadas em torres de alta posse.
O 4G é obviamente melhor e diz-se ser mais eficiente do que a mesma tecnologia DSL. Uma vantagem é que podemos usar nosso smartphone com 4G como modem , para que possamos conectar outros dispositivos a ele e tirar proveito do sinal.
Conexão via satélite
É o que mais nos interessa hoje, embora seja o mais despercebido de todos. Como podemos deduzir pelo nome, essa conexão chega até nós através de satélites, por isso precisamos de uma antena parabólica para conectar.
Em geral, eles não excedem 20 megabytes de velocidade, mas tendem a permanecer mais nessa faixa do que, por exemplo, ADSL. Além da antena, o restante do processo é semelhante às conexões ADSL, pois o receptor está conectado a um modem, o que, por sua vez, nos permite conectar dispositivos via WiFi ou cabo.
A qualidade das conexões via satélite geralmente é boa , embora, no caso de downloads, funcione um pouco mais lentamente que a fibra ou o VDSL2 (o ADSL aprimorado).
Outra desvantagem é que, em más condições climáticas, geralmente há problemas com a conexão devido a interferências. Isso pode ser um argumento contra ele, mas a seu favor deve ser o melhor método para cobrir grandes espaços.
Portanto, existem áreas rurais em que o ADSL e a fibra não chegam, mas é possível velocidade da internet com boa qualidade usando conexões de Internet via satélite.
Na Espanha, já encontramos várias opções com uma ampla gama de preços; embora seja preciso ter em mente que, em geral, os preços tendem a ser mais altos, oferecendo velocidade por mais dinheiro do que, em outros tipos de conexões, são mais baratos.
Mas, de qualquer forma, ainda é uma opção muito interessante a considerar , especialmente se você mora em uma área longe dos centros urbanos.