O teste de velocidade é importante para saber se o usuário está utilizando realmente a velocidade que foi contratada. Mas para que o teste seja efetivo, é necessário que ele seja feito corretamente.
O seu resultado é sempre o valor disponível de banda não utilizada no momento. Sendo assim, se você contratou um plano com 20MB e durante o teste utilizou 8MB de download, o seu resultado será de 2MB.
Mas você pode estar se perguntando como é possível fazer um teste de velocidade e se esses valores são reais. Tire suas dúvidas.
O que você deve saber sobre o teste de velocidade
É fundamental que o teste de velocidade seja realizado diretamente do seu cabo de rede. Se o teste for feito na Wireless, possivelmente por conta dos roteadores ou outros dispositivos, a internet transmitida poderá não ser a mesma recebida.
No entanto, existem muitos motivos para que haja lentidão, quedas e perda de pacotes, e um deles é a falha dos equipamentos. Outrossim, feche os programas como Torrent e Skype, para que sua utilização não atrapalhe o teste de velocidade.
Analisando o teste de velocidade
Ao iniciar o teste, a ferramenta na qual você escolher irá identificar o IP do seu celular, computador, tablet ou qualquer outro dispositivo.
O IP é o endereço da rede. Ele serve para identificar quem é o usuário. Após aguardar alguns segundos, você terá acessos à informações como:
- Velocidade de download
- velocidade de upload
- Ping
Como fazer um teste rápido?
Agora que você já sabe as informações principais de um teste de velocidade, abra qualquer ferramenta de teste disponibilizada através da internet e realize a ação.
Depois é só analisar os dados oferecidos e se a sua internet tem cumprido com a velocidade oferecida. É muito tranquilo e rápido.