Ter o segundo ponto de internet é o desejo de muitas pessoas, ainda mais aquelas que gostam não vivem sem internet em casa. O problema é que isso pode gerar um gasto exorbitante para o orçamento mensal doméstico.

Felizmente, existe uma maneira de instalar o segundo ponto da internet em casa, gastando pouco e sem precisar recorrer à operadora. É exatamente isso que você irá descobrir ao longo deste post. Confira e amplie a sua conexão com a rede na sua própria casa também. Vamos as dicas:

Segundo ponto de internet: Equipamentos necessários

Para ter um segundo ponto de internet sem gastar muito com isso, não é preciso recorrer aos serviços de uma operadora. O próprio usuário pode fazer a instalação do outro roteador possuindo todos os equipamentos necessários como auxílio.

Com a ajuda de outro roteador, é possível ampliar a rede de internet para locais onde o sinal de wi-fi não chega, tais como o porão ou cômodo construído com o uso de paredes de concreto.

O primeiro passo para instalar o novo ponto de internet é separar todos os equipamentos irá precisar. São eles:

  • Roteador 1 e 2;
  • Dois cabos ethernet ou o famoso cabo de rede;
  • Tomadas para conectar os equipamentos.

Com apenas isso, é possível dar início a instalação do segundo ponto de internet de uma maneira simples e a baixo custo. Depois de separar os equipamentos, basta seguir as seguintes indicações:

Configure primeiro o roteador

Para começar a instalação é necessário conhecer o nome do roteador, também conhecido como SSID, que já está em funcionamento na sua casa. Caso, você não saiba ou nunca tenha mudado essa configuração, ele normalmente possui o nome da marca do aparelho.

O recomendado, é que você cadastre um nome exclusivo para o aparelho. Para realizar isso, é necessário seguir os seguintes passos:

  • Verifique se o seu computador está devidamente conectado à rede sem fio;
  • Abra seu navegador de internet;
  • Direcione o seu navegador para o endereço IP do roteador;
  • Quando solicitado informe as credenciais do seu aparelho informadas pelo fabricante na embalagem;
  • Em seguida na página de administração do roteador, altere o nome dele e caso necessário a sua senha de acesso;
  • Salve essa configuração;
  • Conecte-se novamente com a rede com o novo nome do aparelho.

Para finalizar a instalação do seu primeiro roteador, é importante se certificar de que o protocolo DHCP esteja ativado. Pois, ele é o responsável por distribuir os endereços de IP para os demais dispositivos que estejam conectados a ele.

Configuração do segundo roteador

Com o primeiro roteador devidamente configurado, basta conectar o segundo ponto de rede. Para isso, é necessário realizar o login no equipamento e configurá-lo adequadamente.

Esse processo pode ser iniciado no momento em que o roteador dois é conectado ao cabo ethernet Cat5. Depois disso, basta fazer o login da mesma maneira que foi realizado no caso do console anterior:

  • Defina o SSID como no primeiro roteador;
  • Defina a senha da rede sem fio;
  • Desligue o DHCP do roteador dois.

Depois disso, o seu segundo ponto de internet estará devidamente configurado e pode ser usado sem nenhum problema. Após esse processo, basta fazer a conexão com a internet local.

Conectar a internet

O último passo a seguir é fazer a conexão dos dois roteadores com a internet. Ela pode ser realizada de uma maneira simples, visto que tudo que precisa ser feito é conectar o cabo longo Cat5 com os dois aparelhos. Isso ocorre da seguinte maneira:

  • Roteador um: conectar a ponta de um cabo ethernet na porta “LAN” do aparelho e outra na porta ethernet do computador;
  • Roteador dois: conectar a ponta de um cabo ethernet na porta “WAN” do aparelho e outra na porta ethernet do computador;

Quando os dois roteadores estiverem conectados por meio do cabo ethernet, basta fazer a conexão a um dos dois utilizando o mesmo SSID e senha.

Ao longo deste post, você pode descobrir a forma mais prática e barata de ter acesso a internet por meio do segundo ponto de conexão com internet, podendo também ampliar a sua atual conexão. Através dela, não é preciso contratar os serviços de uma operadora e ter altos custos com a instalação da nova rede.

E agora está esperando o que, compre agora os equipamentos necessário e amplie já sua internet instalando um segundo ponto!