A internet a cabo é uma das alternativas mais escolhidas quando se trata de conexão com a rede. Mas será que ela realmente vale a pena? Diferente do que muitas pessoas pensam, essa é uma decisão importante que deve ser refletida com cuidado.

Afinal, se você opta por uma conexão com a internet de má qualidade, não só terá problemas para utilizá-la, como também pagará mais pelos serviços de assistência técnica. No final, o que seria uma grande economia, pode se tornar uma dor de cabeça.

Para evitar esse tipo de situação, ao longo deste post serão apresentadas as principais informações sobre esse tipo de internet. Incluindo como ela funciona, quais são as suas vantagens e desvantagens. Ao terminar a leitura, você saberá se ela é ideal para você. Confira: 

COMO FUNCIONA A INTERNET A CABO

 internet a cabo ainda é o método de conexão de internet mais usado tanto em residências, quanto em empresas. Basicamente, essa rede é conectada com a internet ou computadores, por meio de um sistema de cabeamento, com fios de cobre. O principal deles é o cabo TPU, produzido na cor azul.

A partir dessa conexão, todos os dados são fisicamente transportados até o computador ou demais dispositivos eletrônicos. Assim, as informações enviadas trafegam de maneira direta através de toda a estrutura dos cabos.

Esse sistema também permite o compartilhamento interno eficaz das informações, com os demais dispositivos que estão conectados a rede. Sem que para isso, eles possuam conexão com a internet.

Apesar de simples, o funcionamento dessa conexão da internet ainda é considerado um dos mais eficazes que existem. Sobretudo, quando comparado com as demais tecnologias, como o wi-fi e a fibra óptica.

Contudo, é importante conhecer mais detalhes sobre as vantagens e desvantagens desse método, antes de implantá-la em sua empresa ou residência.

VANTAGENS DA REDE CABEADA

 Geralmente, para a construção da rede cabeada é utilizada uma série de cabos elaborados a base de cobre ou até mesmo de fibra óptica. Eles são desenvolvidos com uma tecnologia avançada que impede qualquer tipo de interferência externa.

Isso promove uma grande melhora na qualidade do sinal, que se caracteriza como a principal vantagem desse tipo de internet. No entanto, existem outros benefícios que não podem ser desconsiderados na hora de optar por esse sistema de conexão com a rede. São eles:

  • Maior estabilidade do sinal;
  • Diminuição das possibilidades de falhas;
  • Mais segura contra invasões;
  • Maior velocidade de conexão.

Essas vantagens fazem com que a internet cabeada proporcione a melhor experiência ao usuário. Sobretudo porque ele poderá contar com uma conexão rápida, estável e segura. Não é à toa que ela continua sendo a primeira opção da maioria das pessoas.

DESVANTAGENS DA INTERNET A CABO

 Apesar das inúmeras vantagens que o uso da internet a cabo proporciona, ela também possui algumas desvantagens que podem prejudicar a experiência do usuário. Sendo que as principais delas são:

  • Elevado custo para instalação, com relação ao wi-fi;
  • Não pode ser acessada por meio de dispositivos móveis, como smartphones;
  • Limitação do espaço físico;
  • Excesso de cabos na instalação.

Isso mesmo, ao contratar uma internet cabeada você provavelmente terá que pagar uma taxa extra para a sua instalação e, em alguns casos, fazer alterações físicas no local. Além disso, você não terá a comodidade de acessar a internet por meio de aparelhos como tablets ou outros dispositivos móveis.

É por esses e outros motivos que as empresas e até mesmo pessoas físicas, acabam contratando um serviço extra para a instalação de uma conexão por wireless. É preciso ter esses aspectos em mente antes de optar por uma rede cabeada.

A internet a cabo é um dos tipos de conexão a internet mais tradicionais e populares. Ao longo do post você pode obter mais informações sobre as principais vantagens e desvantagens do seu funcionamento. De modo geral, é a opção de rede,  que oferece mais segurança e estabilidade da conexão aos usuários.

Além disso, também é uma excelente alternativa para as empresas que necessitam transmitir informações com a presença ou não de uma conexão com a internet. Sem dúvidas, é um dos melhores métodos de rede para investir e conseguir aproveitar de uma transmissão de dados eficiente e seguras.

Saiba mais sobre Internet Banda Larga clicando aqui.